Nossa História

Nossa História
1960 
Ao ver meninos e meninas “pilchados” demonstrando amor à tradição, mobilizaram-se o casal Joaquim Siqueira Cruz e Joaquina Ávila Cruz em sua residência, para formar uma invernada (grupo de danças) mirim. Inicialmente batizado de CTG MIRIM.
1961
A entidade tradicionalista de nome de CTG Vaqueanos da Tradição, que traduzindo quer dizer “Conhecedor das Tradições“, surgiu em 1º de janeiro de 1961, cujo lema escolhido foi “pelas glorias do pago nos cultuamos as tradições gaúchas”, que persiste até o momento.
Um dos incentivadores para a formação da entidade estava o folclorista Darcy Fagundes, notabilizado apresentador do programa Grande Rodeio Coringa dos anos 50.
A casa dos primeiros patronos foi a primeira sede do CTG Vaqueanos da Tradição, na Av. São Pedro, 1281 - apartamento 01. Mais tarde foi sediado na antiga Sociedade Pombal, na mesma avenida e sempre em crescimento foi sede também a sede do SESC, na Avenida Brasil, em 1964.

1962
Embora ainda novo, o CTG já demonstrava responsabilidade com a Cultura gaúcha, tendo idealizado e realizado a 1ª Conferência sobre Problemas do Tradicionalismo – situação Atual e Perspectivas, ministrada pelo palestrante, poeta e sociólogo Hugo Ramires.

1964
Foi fundada a Invernada (Grupo de Danças) Adulta, os peões entusiasmados sapateavam até nas paradas do bonde. A Soc. Pombal tomou-se pequena e a sede foi transferida para a Av. Brasil, Antiga SORVES hoje SESC. A 1ª apresentação foi no Cine Talia, um sucesso. Passamos a realizar fandangos todos os sábados. Na Semana Farroupilha nossos peões acampavam no Monumento Bento Gonçalves, com a Campanha “Faça uma Criança Sorrir” levando a 1ª Bandeira do CTG Vaqueanos comprada com a contribuição de todos, hoje exposta em nosso Museu. A invernada conquistou títulos para o CTG.
Ainda neste ano, leda Maria Vargas conquistou o título de Miss Universo e o CTG Vaqueanos da Tradição foi convidado para se apresentar em sua residência, Av. Palmeira, com registro em toda imprensa da época, aumentando o seu prestígio.

1964 -1965
No Salão de Atos da Universidade Federal do RGS — o CTG conquistou o título de Campeão de Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul  e, ao ser anunciado o resultado pelo escritor e folclorista Antônio Fagundes - hoje apresentador do programa Galpão Crioulo - da RBS, foi motivo de grande comemoração junto ao público presente.

1966
O CTG Vaqueanos foi convidado para participar das filmagens do filme Luta nos Pampas com Anselmo Duarte e Jorge Caram.

1967—1968—1969
Foi realizada a montagem do nosso Museu, com alguns objetos de estimável valor histórico. O CTG passa a lutar bravamente pela sua sede própria. Com a construção da Vila Farrapos, hoje Bairro Humaitá recebemos junto da associação dos moradores um espaço para realização de eventos, como 2ª sede provisória.
Lutamos incessantemente para obter um espaço para a construção da sede própria, inclusive uma comissão foi recebida no Gabinete do Prefeito, da época, Dr. Loureiro da Silva, reivindicando um espaço.

1970
O Padre Ignácio Valle, respeitado fundador do Círculo Operário do RGS, cedeu um espaço para a sede, agora própria, na área da Federação dos Circulo Operários do RGS, construída e inaugurada em 1972 pelas mãos dos primeiros associados, nos campos da Universidade do Trabalho.

1974
Em nossa sede, foi realizado o primeiro acampamento Farroupilha de Porto Alegre, com a presença das autoridades civis e militares do Município e do Estado. O Desfile Farroupilha contou 1800 cavaleiros, e cerca de 20.000 pessoas passando pelo local. Até os dias atuais o CTG é referência na abertura das atividades da Semana Farroupilha de Porto Alegre.
Nesta época o CTG já fazia desfiles temáticos na comunidade, como oportunidade de mostrar a riqueza cultural do tradicionalismo, participando de desfile da Semana Farroupilha, organizado pela Associação dos Moradores da Vila farrapos (ASSCOM), nesta ocasião nosso tema foi “Como se participava das missas no século passado”. As 18 entidades que participavam do evento seguiam as orientações do CTG Vaqueanos que contava com a participação de escolas, bandas marciais, clubes de futebol amador, clube de mães, bem como outras entidades.
O desfile trazia à caráter os integrantes do CTG, carretas, indumentárias, demonstrando a historia da formação do povo gaúcho para a comunidade.

1975
Desfile Farroupilha com o lema “O Negrinho do Pastoreio”, sendo o CTG Vaqueanos capa de jornais da época. O folclorista Paixão Cortes agradece e registra em filme e fotos o trabalho apresentado.

1976
O radialista Carlinhos Neves, por intermédio do Dr. João Jardim, produtor rural do Município de Guaíba – RS consegue doação de madeiras de eucaliptos, da Fazenda São Marcos, com isto a comunidade, empresários da época uniram-se numa campanha “formigueiro” para a construção do novo  e definitivo galpão (foto) para desenvolver as atividades, em terreno cedido em comodato por 50 (cinquenta) anos pela Federação dos Círculos Operários do RGS.
http://1.bp.blogspot.com/-0l3joz4CuSY/Te04vKGw8RI/AAAAAAAAABE/bDUnHLgmvBM/s320/ANTIGA+SEDE+1.jpg
                              Antiga sede do CTG Av. Padre Leopoldo Brentano

Neste ano, é fundada a invernada Chirus Pealados (invernada de danças tradicionais de casais - foto), pioneira na modalidade, que hoje se espalhou por todos os cerca de 1400 Centros de Tradições Gaúchas – CTG, filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG. A Invernada Chirus Pealados foi idealizada pelos pais que acompanhavam seus filhos nas atividades do CTG, hoje com mais de 30 anos é exemplo de trabalho pela manutenção Movimento, agregando casais sem limite de idade.
http://1.bp.blogspot.com/-Y79etUMDj-8/Te058amA3WI/AAAAAAAAABI/vbViDgaCFjs/s1600/INVERNADA+MIRIM_2.jpg
                                                         Invernada Mirim

1977 – 1978 - 1979
 O CTG Vaqueanos da Tradição teve grande participação nas festividades realizadas na época, e assim foi convidado para apresentar-se no Uruguai, a convite da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, como representante do Brasil, na “10ª Semana Crioula do Uruguai”, trabalho reconhecido e aplaudido de pé pelas delegações de outros países que lá estavam: Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia. Nesta época já contava também com a modalidade “Invernada Juvenil”, contando com jovens na faixa etária entre 12 anos completos e 17 incompletos.

1980 - 1981- 1982
Nos anos que seguiram o CTG foi sendo organizado administrativamente, e um dos departamentos que mais se destacou foi o Departamento Cultural, que elegeu pela primeira vez na história do tradicionalismo a PRENDA MIRIM DO ESTADO,  Srta. Andréia da Rosa, em 1982.
Em suas atividades como 1ª Prenda, já na fase adulta, a Srta. Andréia idealizou o 1º FESTIRIM, festival que agrega crianças na fase Mirim, entre seis e doze anos, evento reconhecido e aprovado pelo MTG, e hoje, consagrado evento Regional.

1985
Em comemoração aos 150 Anos da Revolução Farroupilha, o CTG Vaqueanos serviu de acampamento para as festividades da comemoração e recebemos a visita de um bisneto do herói farroupilha Giuseppe Garibaldi. Fotos, pratos e talheres usados por ele em almoço na ocasião, estão guardados em nosso Museu.

1986 -2010

Ao longo dos anos, o CTG Vaqueanos desenvolveu e desenvolve as suas atividades em junto à comunidade local, procurando trazer ao convívio sadio e harmonioso as crianças e jovens de todas as idades, onde aprendem não só as atividades artísticas, mas também os leva a participarem de cursos profissionalizantes, realizados em parcerias com SESC.

Contribuição desse histórico: José Arnildo Gomes de Melo.